Nos últimos dias, uma história circulou com força nas redes sociais afirmando que o Governo Federal, sob a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teria decidido taxar corridas de rua em todo o país a partir de 2026. Essa narrativa gerou preocupação entre corredores e organizadores, mas não há nenhum anúncio oficial ou norma federal que confirme essa cobrança.
O que realmente está acontecendo?
A confusão começou por causa de uma decisão tomada no estado do Piauí, onde a Federação Piauiense de Atletismo (FPI) anunciou a exigência de uma autorização técnica, chamada “Permit”, para a realização de corridas de rua e outras provas locais. Essa autorização pode variar de preço dependendo do tamanho do evento e chegar até cerca de R$ 4.500, conforme o número de participantes.
Essa taxa, no entanto, não é um imposto federal criado pelo Governo Lula. A FPI é uma entidade esportiva independente, ligada à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e não ao governo federal.
Por que isso virou “fake news”?
Publicações nas redes sociais associaram a medida local do Piauí à gestão federal, dando a entender que o Governo do Brasil estava criando uma nova taxação nacional para todos os participantes de corridas de rua. No entanto, isso não tem base em nenhum decreto, lei ou anúncio oficial no Diário Oficial da União.
Especialistas em checagem de fatos confirmaram que a história é enganosa e que corridas de rua no país já seguem normas técnicas e podem exigir autorizações dependendo do caso, mas isso não representa uma nova taxa federal.
O que os corredores e organizadores precisam saber?
Os eventos esportivos podem exigir autorizações técnicas, inclusive, isso já ocorre há anos nas provas realizadas no Espírito Santo. No Piauí, a exigência de “Permit” agora está sendo aplicada de forma mais clara pelos organizadores locais.
E, ainda, não existe uma política nacional anunciada que determine uma “taxa de corrida de rua” pelo Governo Federal.
Esse tipo de confusão mostra como rapidamente informações imprecisas podem se espalhar online. Antes de compartilhar uma notícia polêmica, vale sempre checar fontes oficiais e portais de checagem de fatos.
ACESSE O CALENDÁRIO DE CORRIDAS NO ESPÍRITO SANTO
Fique ligado no Portal Dani-se Vou Correr para acompanhar as novidades da Vascorrida no Espírito Santo e tudo sobre o calendário com as melhores e mais confiáveis corridas capixabas.
















Comments