Programa Dani-se. Vou Correr

Saúde do Corredor: Você acha que correr é difícil? Mude o foco da sua atenção!

0

Se você é do tipo que só vai por obrigação, que parece estar diariamente lutando contra si mesmo até para levantar da cama… ou pior, fica estressado porque não consegue evoluir no esporte? Acredite: a ciência está tentando te ajudar.

Quer saber como deixar a corrida mais fácil? Comece não pensando no assunto! Um recente estudo comprova que se você não focar a atenção no próprio corpo isso pode te dar prazer e contribuir para melhorar a sua performance no exercício físico.

A pesquisa foi realizada no Irã, com o título ‘Os Efeitos do Foco Associativo, Dissociativo, Interno e Externo na Corrida’. As voluntárias foram 25 mulheres saudáveis e que já praticavam a corrida, mas que não são profissionais. Elas foram monitoradas enquanto corriam na esteira a 70% da sua velocidade máxima e em intervalos de 6 minutos, sendo que em cada um deles era solicitado que elas focassem em coisas específicas, por exemplo, os músculos dos pés, ou contassem os passos, ou mesmo assistissem TV, algo que tirou totalmente a atenção delas da corrida.

O consumo de oxigênio foi medido, assim como a quantidade de lactato na corrente sanguínea, e também foi registrado os sentimentos delas durante o exercício, se estavam se sentindo cansadas, irritadas, felizes, etc.

Apesar do grupo pequeno, o estudo mostrou que o direcionamento do foco durante a atividade física influencia diretamente no desempenho físico e mental de quem a pratica. Quanto menos atenção se dá ao corpo quando se está correndo, menos oxigênio é consumido e menor é a quantidade de lactato no sangue.

As voluntárias disseram que sentiram menos cansaço, irritação e estresse quando correram assistindo TV. E essa não foi a primeira vez que um estudo mostrou resultados como esse.

Ou seja, não desista de correr (ou de praticar qualquer outro exercício) porque se sente cansado, irritado, desmotivado ou não está obtendo o resultado esperado, pois a solução pode estar em não pensar sobre isso.

Durante a atividade física, desvie o foco da sua atenção do exercício e de seu corpo para outra coisa, por exemplo: a TV, a música que está tocando nos seus fones de ouvido, o podcast que você curte acompanhar. Só não negligencie a própria segurança e a de outros, principalmente se você pratica exercícios ao ar livre. Lembre-se do tráfego, dos semáforos e de que você não está sozinho nas ruas.

Tente outra vez e depois venha aqui contar pra gente como foi essa experiência…

Dani Künsch
Comecei a correr depois de atingir na balança 133kg e conseguir eliminar 65kg através de uma cirurgia bariátrica. Antes dessa primeira transformação, eu tinha vergonha até de entrar em uma academia para me matricular e vencer a obesidade. O "DANI-SE!" surgiu quando eu decidi CORRER para longe de tudo aquilo que me paralisava: meus próprios pensamentos, minhas ações, pessoas... Hoje eu acredito que TODO MUNDO deveria viver a experiência de CRUZAR A LINHA DE CHEGADA de uma corrida. Entre para esse MOVIMENTO LIBERTADOR e diga DANI-SE TUDO QUE TENTAR TE PARALISAR!

Maratona do Rio confirma edição presencial e abre inscrições promocionais

Previous article

Saúde do Corredor: Pneumologista alerta corredores que tiveram covid

Next article

Comments

Popular Posts

Login/Sign up
X