Corridas no BrasilProvas

Desafio da Ponte volta após 12 anos e reúne 5 mil corredores

0

Depois de 12 anos, o Desafio da Ponte volta a movimentar o calendário de corridas de rua do Brasil neste domingo (3/8). Mais de 5 mil atletas estão confirmados para a prova de 21 km, que liga Niterói ao Rio de Janeiro em um dos percursos mais emblemáticos do país.

A largada será às 6h30, no Caminho Niemeyer, em Niterói, e os corredores atravessarão os 13,2 km da Ponte Rio–Niterói, considerada a maior do hemisfério sul. A chegada será na revitalizada Praça Mauá, onde o público vai curtir um show exclusivo do Barão Vermelho, às 10h.

Percurso desafiante sobre a Baía de Guanabara

O trajeto do Desafio da Ponte inclui um acumulado de 150 metros de altimetria e o ponto mais alto no vão central da ponte, a 72 metros acima do mar. A travessia oferece uma vista única da Baía de Guanabara, tornando-se um dos momentos mais emocionantes da corrida.

Para garantir o desempenho, haverá oito pontos de hidratação ao longo do percurso e largada em ondas, priorizando a elite masculina e feminina, seguida por atletas com deficiência e demais corredores.

Elite internacional em busca do pódio

A prova contará com um pelotão de elite formado por 27 atletas, sendo 17 homens e 10 mulheres, vindos do Brasil, Quênia, Etiópia e Uganda. O grupo disputará uma premiação de R$ 110 mil.

Entre os destaques estão o queniano Nicolas Kiptoo Kosgei, com 1h04min16s na Meia do Rio 2024, e a brasileira Jessica Ladeira Soares, que fez 1h16min29s na Maratona do Rio.

Vanessa foi campeã em sua faixa etária na Corrida da Ponte realizada em 1981 (Arquivo pessoal/Vanessa Protásio)

Vanessa Protásio e a travessia que inspira gerações

Entre as milhares de histórias da prova, uma das mais marcantes é a de Vanessa Protásio, corredora de 72 anos que participou de todas as edições desde os anos 1980. Campeã geral em 1982, ela volta à Ponte como atleta e inspiração:

“A ponte te coloca literalmente no ar, em cima da Baía de Guanabara. É você e o mundo. Uma experiência que vai além do relógio e do pace”, destacou.

Interdições e transporte para atletas

A Ponte Rio–Niterói terá interdições a partir das 22h deste sábado (2/8) e liberação total prevista para o meio-dia de domingo.
Haverá transporte gratuito de barca de Rio para Niterói, a partir das 4h, além de retorno para moradores de Niterói após a chegada.

Estrutura e sustentabilidade

Na Arena de Chegada, a Praça Mauá receberá food trucks, área de recuperação para atletas, loja oficial e ativações de patrocinadores.

Além disso, a prova reforça seu compromisso sustentável com coleta seletiva, uso de sachês recicláveis nos pontos de hidratação e troca de embalagens usadas por brindes.


Serviço – Desafio da Ponte 2025
  • Entrega de kits: sexta (1/8) e sábado (2/8), das 10h às 19h, na Praça Mauá
    Largada: domingo (3/8), às 6h30, no Caminho Niemeyer, em Niterói
    Percurso: 21 km, com chegada na Praça Mauá (Rio de Janeiro)
    Atração musical: Barão Vermelho, às 10h


CLUBE DE DESCONTOS

Quer economizar em inscrições de corridas, produtos e serviços para corredores? Conheça o Clube de Descontos Dani-se Vou Correr e tenha acesso a cupons exclusivos. Solicite a sua entrada no Grupo de WhatsApp fechado e exclusivo para membros e tenha acesso aos descontos!

CLIQUE AQUI E ENTRE PARA O CLUBE DE DESCONTOS


GRUPOS DE WHATSAPP

Quer interagir com outros corredores, inspirar e ser inspirado para continuar treinando, ficar por dentro de tudo que rola no mundo da corrida e ainda receber informações sobre abertura de inscrições e notícias em primeira mão no seu celular? Entre nos Grupos de Relacionamento Dani-se. Vou Correr no WhatsApp.

FAÇA PARTE DO GRUPO DE WHATSAPP DANI-SE VOU CORRER


CALENDÁRIO DE CORRIDAS

O maior e mais completo CALENDÁRIO DE CORRIDAS NO ESPÍRITO SANTO você só encontra aqui no Dani-se. Vou Correr!

CALENDÁRIO DE CORRIDAS NO ESPÍRITO SANTO


HISTÓRIAS E INSPIRAÇÃO

Quer inspiração, motivação e acompanhar histórias de quem se transforma com a corrida? Siga o @dani.se.vou.correr no Instagram e compartilhe suas fotos e vídeos com a hashtag #DaniseVouCorrer! 💪

Siga o Movimento Dani-se Vou Correr no Instagram

 

 

Dani Künsch
Comecei a correr depois de atingir na balança 133kg e conseguir eliminar 65kg através de uma cirurgia bariátrica. Antes dessa primeira transformação, eu tinha vergonha até de entrar em uma academia para me matricular e vencer a obesidade. O "DANI-SE!" surgiu quando eu decidi CORRER para longe de tudo aquilo que me paralisava: meus próprios pensamentos, minhas ações, pessoas... Hoje eu acredito que TODO MUNDO deveria viver a experiência de CRUZAR A LINHA DE CHEGADA de uma corrida. Entre para esse MOVIMENTO LIBERTADOR e diga DANI-SE TUDO QUE TENTAR TE PARALISAR!

Fisioterapia, pilates e cuidados ao corredor no Instituto Alves Peixoto

Previous article

Claro Maratona do Sol: R$ 20 mil em premiação nos três percursos

Next article

Comments

Popular Posts

Login/Sign up
X