Meia Maratona dos Reis MagosProvas

Meia dos Reis Magos: chegada tem história do ES, fé e desafio

Igreja de Reis Magos Foto Gabriel Lordello
0

A Meia Maratona dos Reis Magos une corrida, turismo e patrimônio ao cruzar praias da Serra e finalizar no marco centenário da Igreja dos Reis Magos.

Ao cruzar a linha de chegada: a Igreja dos Reis Magos e seu legado

Quando os corredores avistarem a Praça da Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, na Serra (ES), não será só o fim do percurso — será também um encontro com mais de 400 anos de história. Este templo centenário, ponto escolhido para a chegada da Meia Maratona dos Reis Magos, carrega memórias marcantes de fé, arquitetura colonial e de resistência indígena, que merecem cada passo.

Um pouco da história para inspirar seu ritmo

  • A Igreja e a residência jesuítica de Reis Magos foram construídas entre 1580 e 1615, com participação dos índios tupiniquins.

  • O local fazia parte de um núcleo de catequese indígena, fundado pelos jesuítas, que se instalou na foz do rio Piraqueaçu.

  • A igreja foi oficialmente tombada pelo IPHAN em 1943 como patrimônio histórico e artístico nacional.

  • Recentemente, o complexo ganhou novo fôlego: após dois anos fechado, passou por restauros que incluíram a recuperação da estrutura arquitetônica, imagens sacras, pintura, telhado, instalação de acessibilidade, museu interpretativo, galeria de arte, café e loja de artesanato.

O que isso representa para você, corredor

Correr e competir ganham outro sentido quando a chegada acontece num marco histórico como esse. A altimetria, o vento do litoral, a história viva — tudo se combina para uma experiência mais rica. Alguns destaques:

  • Motivação extra: cruzar a linha de chegada em frente a este monumento pode dar aquele impulso final para quem está buscando seus recordes ou simplesmente completar o percurso.

  • Conexão com o local: conhecer a história por trás da igreja — sua origem, suas lendas, restaurações — pode tornar a prova uma imersão cultural, não apenas física.

  • Turismo esporte: a Meia Maratona dos Reis Magos não se resume aos 21 km ou aos 5 km; é um convite para explorar Nova Almeida, sua orla, seus pontos históricos, sua gastronomia.

Por que esta chegada será inesquecível
Este não será apenas o fim de uma prova. Será o momento em que suor, respiração acelerada e o pulsar nos pés se alinham com séculos de cultura, fé e arte. A Igreja dos Reis Magos – restaurada, vibrante, acessível – será o cenário ideal para celebrar a sua conquista. Ao cruzar o pórtico, você carregará consigo não só uma medalha, mas uma parte da história do Espírito Santo.
Meia Maratona dos Reis Magos

Data: 19 de outubro de 2025
Percursos: 21km (largada na Av. Beira Mar, Bicanga) e 5 km (largada e chegada na praça da igreja)
Horários: largada às 6h30 para 21 km e às 7h para os 5 km; categoria PCD sai 3 minutos antes nos dois trajetos.
Inscrições: valores de R$ 70 a R$ 150, com lotes solidários (doação de leite) e descontos para PCDs

Dani Künsch
Comecei a correr depois de atingir na balança 133kg e conseguir eliminar 65kg através de uma cirurgia bariátrica. Antes dessa primeira transformação, eu tinha vergonha até de entrar em uma academia para me matricular e vencer a obesidade. O "DANI-SE!" surgiu quando eu decidi CORRER para longe de tudo aquilo que me paralisava: meus próprios pensamentos, minhas ações, pessoas... Hoje eu acredito que TODO MUNDO deveria viver a experiência de CRUZAR A LINHA DE CHEGADA de uma corrida. Entre para esse MOVIMENTO LIBERTADOR e diga DANI-SE TUDO QUE TENTAR TE PARALISAR!

São Silvestre abre inscrições da 100ª edição nesta quinta

Previous article

Motivos para correr a Meia Maratona dos Reis Magos

Next article

Comments

Popular Posts

Login/Sign up
X