Saúde do Corredor

Como a creatina pode afetar a saúde bucal de corredores

0

A creatina se tornou uma das suplementações mais populares entre corredores e praticantes de corrida de rua. Se antes estava restrita a atletas de alto rendimento, hoje seu uso ganhou espaço também entre amadores, muito por conta da força das redes sociais. Segundo a Grand View Research, o mercado global de suplementos de creatina movimentou, em 2024, cerca de 1,1 bilhão de dólares.

Mas junto ao crescimento do consumo, surgem dúvidas sobre possíveis impactos na saúde bucal dos corredores. De acordo com o cirurgião-dentista Mário Sergio Giorgi, integrante da Câmara Técnica de Dentística do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), a creatina em si não é prejudicial para os dentes. O problema está na forma como ela é administrada.

“Quando diluída em água ou suco, a creatina não apresenta risco direto ao esmalte dental. No entanto, consumida a seco, o pó pode aderir ao esmalte, alterar o microbioma bucal e até agir como abrasivo físico, aumentando o desgaste dentário”, explica Giorgi.

Dry Scooping preocupa especialistas

O chamado dry scooping — prática que viralizou nas redes sociais e consiste em ingerir o pó sem diluição — preocupa dentistas. A Dra. Elaine Escobar, integrante da Câmara Técnica de Periodontia do CROSP, alerta que a prática intensifica a abrasão dentária.

“Não produzimos novo esmalte dentário. Ou seja, o desgaste provocado pelo pó é irreversível. Além disso, o dry scooping reduz a saliva, dificulta a neutralização do pH bucal e favorece aftas, inflamações e até risco de engasgo”, reforça a especialista.

Efeitos do pH da creatina

Outro ponto de atenção é o pH das diferentes formulações disponíveis no mercado. A creatina monoidratada, mais utilizada por atletas, dissolvida em água atinge pH neutro (7). Porém, outras versões, como o citrato de tricreatina (pH 3,2) e o piruvato de creatina (pH 2,6), têm maior acidez, o que pode favorecer a desmineralização ácida do esmalte dentário.

O risco aumenta quando o consumo da creatina é associado a carboidratos ricos em sacarose e glicose durante os treinos. “Esses açúcares são metabolizados por bactérias que produzem ácido lático, mantendo o pH baixo e favorecendo o aparecimento de cáries”, detalha a Dra. Elaine.

Gengiva e performance esportiva

Até o momento, as evidências científicas sobre a relação direta da creatina com a saúde gengival são limitadas. Alguns estudos sugerem que o suplemento pode auxiliar na reparação tecidual e reduzir inflamações. No entanto, fatores como dieta esportiva inadequada e higiene oral deficiente pesam mais para o surgimento de gengivite e doenças periodontais.

E esses problemas não afetam apenas o sorriso. Como reforça a especialista, inflamações orais também podem comprometer o desempenho esportivo, já que impactam o equilíbrio do organismo.

Cuidados essenciais para corredores

Para quem suplementa creatina, os cuidados de higiene bucal precisam ser prioridade. Escovação regular, uso de fio dental e visitas periódicas ao dentista são medidas indispensáveis para manter dentes e gengivas saudáveis.

“Não há evidências de que a creatina traga benefícios diretos à saúde bucal, mas como suplemento, ela pode contribuir para o bem-estar geral, fortalecendo inclusive a resposta contra processos inflamatórios”, finaliza o Dr. Mário Sérgio Giorgi.

Assim como na corrida, a disciplina nos cuidados diários faz a diferença. Afinal, garantir a saúde bucal é também investir em mais energia, desempenho e qualidade de vida.


CLUBE DE DESCONTOS

Quer economizar em inscrições de corridas, produtos e serviços para corredores? Conheça o Clube de Descontos Dani-se Vou Correr e tenha acesso a cupons exclusivos. Solicite a sua entrada no Grupo de WhatsApp fechado e exclusivo para membros e tenha acesso aos descontos!

CLIQUE AQUI E ENTRE PARA O CLUBE DE DESCONTOS


GRUPOS DE WHATSAPP

Quer interagir com outros corredores, inspirar e ser inspirado para continuar treinando, ficar por dentro de tudo que rola no mundo da corrida e ainda receber informações sobre abertura de inscrições e notícias em primeira mão no seu celular? Entre nos Grupos de Relacionamento Dani-se. Vou Correr no WhatsApp.

FAÇA PARTE DO GRUPO DE WHATSAPP DANI-SE VOU CORRER


CALENDÁRIO DE CORRIDAS

O maior e mais completo CALENDÁRIO DE CORRIDAS NO ESPÍRITO SANTO você só encontra aqui no Dani-se. Vou Correr!

CALENDÁRIO DE CORRIDAS NO ESPÍRITO SANTO


HISTÓRIAS E INSPIRAÇÃO

Quer inspiração, motivação e acompanhar histórias de quem se transforma com a corrida? Siga o @dani.se.vou.correr no Instagram e compartilhe suas fotos e vídeos com a hashtag #DaniseVouCorrer! 💪

Siga o Movimento Dani-se Vou Correr no Instagram

 

 

Dani Künsch
Comecei a correr depois de atingir na balança 133kg e conseguir eliminar 65kg através de uma cirurgia bariátrica. Antes dessa primeira transformação, eu tinha vergonha até de entrar em uma academia para me matricular e vencer a obesidade. O "DANI-SE!" surgiu quando eu decidi CORRER para longe de tudo aquilo que me paralisava: meus próprios pensamentos, minhas ações, pessoas... Hoje eu acredito que TODO MUNDO deveria viver a experiência de CRUZAR A LINHA DE CHEGADA de uma corrida. Entre para esse MOVIMENTO LIBERTADOR e diga DANI-SE TUDO QUE TENTAR TE PARALISAR!

Conheça a história do maior vencedor da Dez Milhas Garoto: Marílson dos Santos

Previous article

Correr previne hipertensão e fortalece o coração

Next article

Comments

Popular Posts

Login/Sign up
X